
O Amor !
Fiquei muito na dúvida sobre que tema escolher, sabe? Queria algo impactante, que chamasse a atenção do leitor. Vamos falar do governo? Tragédia no Nepal? Guerras na Ásia? Fome na África? Mas aí concluí que a raiz de tudo que acontece no mundo é uma só: o amor, ou a falta de.
O que seria o amor? Nem falo do amor homem-mulher, mas sim do amor ao próximo, do amor pelo vizinho de porta que a gente muitas vezes mal conhece, do amor pelo chefe chato.... ou legal, do amor pelo amigo mala que sempre te liga pra contar problema e nem sempre tem a mesma paciência pra ouvir os seus.
O amor abrange muito mais do que nossa mente pode alcançar. Amar o namoradinho ou namoradinha bonitinha é fácil. Quero ver conseguir, no mínimo, não sentir ódio profundo de alguém que te fez mal, que falou barbaridades de você pelas costas, que puxou o seu tapete, que te destratou sem necessidade.
Fórmula do sucesso em situações como essas: pense que nós somos capazes do mesmo e que muitas vezes também o fazemos. Todos nós somos o bem e o mal em carne e osso. E o segredo, neste caso, é colocar-se no lugar do outro e tentar entendê-lo, por mais errado que ele possa estar. Já vi pessoas falando mal de defeitos do outro que às vezes eles mesmos praticam em intensidade até maior. Mas o que dói na gente dói mais, não é verdade? E os nossos erros sempre têm um porque. E é esse pensamento que traz infelicidade e faz com que, muitas vezes, o inferno seja aqui.
E vocês caros leitores, o que acham? O que é o amor? O que a falta dele pode causar? Qual o remédio?
E está aberto o debate.
Verônica Tratch.